Quem somos

Início

Fundado em agosto de 1999, o Centro de Convivência Villa Ipanema, também conhecido como Hospital-Dia, foi concebido para ser um Centro de Excelência em atendimento a pessoas com transtornos mentais e necessidades especiais.

Missão e Visão

O principal objetivo era transformar a mentalidade do modelo hospitalocêntrico, onde frequentemente nos deparamos com o abandono, a falta de calor humano, de segurança, de higiene e de atividades construtivas. De uma forma geral, essas pessoas se sentem profundamente fragilizadas, com dificuldades para o amor e o trabalho, que são as molas propulsoras de nossas vidas, e “machucados” em um mundo despreparado para a convivência com as diferenças. Diante disso, existe uma incidência grande de quadros de isolamento e abandono.

Centro Médico Avançado

O espaço deste Centro de Convivência é propício a atividades terapêuticas e produtivas. O ambiente acolhedor incentiva a criatividade, a autoestima e a interação social, sempre com muita atenção e afeto. As atividades desenvolvidas permitem que essas pessoas ultrapassassem o “modus vivendi” do sobreviver para o viver.
Com a finalidade de proporcionar aos pacientes uma melhor qualidade de vida, o respeito à individualidade e o resgate à dignidade, surgiu então a Villa Ipanema. Este nome foi escolhido porque o atendimento teve início no bairro de Ipanema, mas devido ao aumento da demanda, em outubro de 2006 o Centro de Convivência passou a funcionar na atual casa no Jardim Botânico, em uma rua tranquila, cercada pelo verde da Mata Atlântica. O espaço é bem maior que o anterior e mais adequado às atividades e às necessidades dos pacientes.
Por meio do convívio acolhedor e estimulante com psicólogos e equipe multidisciplinar, o trabalho vem obtendo ótimos resultados e sendo reconhecido por profissionais do meio e pelos familiares dos pacientes, que hoje consideram a Villa Ipanema um centro de referência na área em que atua.

Conheça Nossa Equipe

Diretores e fundadores

Drª. Maria D. Pires Helal

Psicóloga, Supervisora e Coordenadora do Núcleo de Orientação aos familiares

CRP RJ 7896

Dr. Jiosef Fainberg

Médico Psiquiatra e Responsável Técnico

CREMERJ 52 234470

Dr. Gustavo Cahu Domingues

Médico Psiquiatra e Diretor Clínico

CREMERJ 5273633-3

Dr. George Helal Filho

Psicólogo, Supervisor-Geral e Responsável Técnico

CRP RJ 4303

Corpo Clínico e Técnico

Dr. Felipe Vardiero

Psicólogo e Coordenador do Núcleo de Música e Esportes

CRP RJ 37552

Drª. Leticia Bevilaqua Sertã

Psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Leitura e dinâmicas de grupo

CRP RJ 05/63819

Eduardo Racy

Professor de Educação Física, Coordenador de Esportes e Atividades Físicas

CREF 017814-G/RJ

Drª. Nathalia Iliana Turovelzky

Psicóloga e Coordenadora do Núcleo de Arteterapia

CRM 52-88127-9
AARJ 812/0717

Paulo Roberto da Silva Esteves

Técnico em Enfermagem

COREN RJ 001.349.096

Consultores

ADministração

GD-Contabilidade

Contabilidade

Limonada Carioca

Publicidade Impressa e online

ASsessoria de Imprensa

Estagiários

Média de 10 estudantes de Psicologia e áreas afins