Atividades e rotina

Todos os dias (manhãs e tardes) são oferecidas as seguintes atividades:

Jogos educativos e de lazer, como oficina de xadrez, jogos de memória, gamão, cartas, sinuca, pingue-pongue, entre outros.

Atividades ocupacionais como pintura, desenho, tapeçaria, informática e outras.

Pequenos passeios pelas redondezas, como Lagoa Rodrigo de Freitas, Praça Pio XI, Jardim Botânico, Parque Lage, livrarias e lanchonetes.

Saídas individualizadas com estagiários e/ou psicólogo, como por exemplo: idas ao dentista, psiquiatra, psicólogo e serviços pessoais (correios, banco, farmácia, compras pessoais etc.).

Além disso, uma vez por semana os familiares se reúnem sob a coordenação de uma psicóloga visando a informação, orientação e reflexão.

Arteterapia

Pintura em tela, madeira ou tecido, escultura em argila, desenho, tapeçaria e artesanato são alguns dos trabalhos manuais desenvolvidos neste núcleo, com o objetivo de trabalhar a coordenação motora fina, concentração, criatividade e autoestima. O Núcleo homenageia um dos maiores artistas brasileiros, com o consentimento de seu filho, João Candido Portinari, que em 2008 proferiu na Villa Ipanema a palestra “Portinari e a Paz”. O número “136” da Villa Ipanema em mosaico foi confeccionado pelos pacientes. O núcleo é coordenado por uma arte terapeuta especializada na área e acontece todas as terças e sextas-feiras.

Atividades Físicas

Em dias de sol, os exercícios são realizados na Lagoa Rodrigo de Freitas ou na praça em frente à Instituição, sempre com a participação de um psicólogo, estagiários e um professor de educação física exclusivo. Com tempo nublado ou chuvoso, são programadas aulas de alongamento e outras atividades esportivas internamente.

Grupos Operativos

Coordenado pelo psicólogo supervisor geral, este núcleo funciona como um espaço de reflexão para os pacientes. Aqui se discute o relacionamento entre todos, bem como temas selecionados democraticamente pelo grupo, como, por exemplo: amor, amizade, preconceito, solidão, trabalho, religião, violência contra a mulher e seus próprios transtornos. Além disso, os psicólogos analisam sugestões e trabalham conflitos e reivindicações dos pacientes. O núcleo é também responsável pela escolha de vídeos que serão assistidos, dos passeios culturais e das atividades de lazer.

Leitura

O Núcleo estimula a leitura, a cultura, além da atenção e concentração. Uma psicóloga coordena leituras em grupo de poesias e contos, incentivando ao final o bate-papo e a participação de todos com comentários.

Música

A música é comprovadamente uma atividade terapêutica, proporcionando entretenimento e maior integração entre os pacientes. As atividades são coordenadas por um psicólogo e músico.

Teatro

Este núcleo é coordenado por um ator e conta com a participação de outros membros da equipe. Além de ser uma atividade lúdica para os pacientes, a arte cênica é uma grande aliada nos processos de interação social, promovendo o relacionamento interpessoal.

Jogos educativos e lazer

Organiza oficinas de xadrez, jogos de memória, gamão, pingue-pongue, cartas e outros jogos. Estimular a memória, o raciocínio e a interação social é o foco deste núcleo.

Passeios

Visitas a museus, exposições, pontos turísticos e cinemas são agendadas e acompanhadas por psicólogos e estagiários. Os passeios são sempre escolhidos democraticamente nos Grupos Operativos.

Clube da vida

São programadas excursões a sítios, com churrasco, piscina e atividades recreativas e esportivas, proporcionando uma excelente integração entre os pacientes, seus familiares e toda a equipe multidisciplinar.

Datas Comemorativas

Datas comemorativas como Carnaval, Páscoa, Festa Junina, aniversário da Villa Ipanema, Natal, Ano Novo e aniversários são comemoradas com a participação de todos, inclusive dos familiares.